Artigos (em desenvolvimento) Artigos do antigo portal despertar.saberes.org.br Assuntos Complementares Saberes Tradicionais Índia, Tibet, China Uncategorized

Bodhisattva: no caminho da iluminação

Bodhisattva

No budismo,  é um (iluminada bodhi existência) ( sattva ) ou ser quase iluminado, dada a variante sânscrito “um heróico-minded (ortografia satvavez de sattva, satva ) para a iluminação (bodhi) “. O termo Pali tem sido por vezes traduzida como “sabedoria-ser”, [1] embora em publicações modernas, e especialmente em tântrico obras, este é mais comumente reservado para o termo jñānasattva (“consciência-ser”;. Tib ཡེ་ཤེས་ སེམས་དཔའ་་, Wyl. sems dpa Ye Shes). Tradicionalmente, um bodhisattva é alguém que, motivado por grande compaixão, tem gerado bodhicitta , que é um desejo espontâneo de atingir o estado de Buda para o benefício de todos os seres sencientes . [2]

O bodhisattva é um tema popular na arte budista . O uso do termo bodhisattva tem evoluído ao longo do tempo. No início de budismo indiano, por exemplo, o bodhisattva termo foi usado primeiramente para se referir especificamente ao Buda Shakyamuni em suas vidas anteriores. [1] [3] Os Jatakas, que são as histórias de suas vidas, retratam as várias tentativas do bodhisattva para abraçar qualidades como auto-sacrifício e moralidade.

(Tela: Vinte e cinco Bodhisattvas descer do céu. Pintura japonesa, c. 1300.)

O termo “Bodisatva” ( Pāli língua) foi usado por Buda no Cânone em Pali para se referir a si mesmo, tanto em suas vidas anteriores e, como um jovem em sua vida atual, antes da sua iluminação, no período em que ele estava trabalhando para sua própria libertação . Quando, durante seus discursos, ele conta suas experiências como um jovem aspirante, ele usa regularmente a frase “Quando eu era um Bodisatva não iluminado …” O termo, portanto, conota um ser que é “ligado para a iluminação”, em outras palavras, uma pessoa cujo objetivo é tornar-se plenamente iluminado. No Pali Canon, o Bodhisatva também é descrito como alguém que ainda está sujeito ao nascimento, doença, morte, tristeza, desilusão corrupção, e algumas das vidas anteriores do Buda como um bodhisattva são destaques nos Jātaka contos.[ editar ]

No Budismo Theravada

Na Pali Canon , o Bodhisatva Siddhartha Gautama é descrita assim: [4]

antes do meu Despertar, quando eu era um Bodisatva não iluminado, estando sujeito-me a luz, procurou o que era igualmente sujeito ao nascimento.Ser sujeito-me a envelhecimento … doença … morte … tristeza … profanação, procurei [felicidade em] que era igualmente sujeitos à doença …morte … tristeza … contaminação.

– Ariyapariyesana Sutta

Enquanto Maitreya (Pali: Metteya) é mencionado no Cânone Pali, ele não é referido como um bodhisattva, mas simplesmente o próximo Buda plenamente desperta vir à existência por muito tempo após os ensinamentos de Buda atuais são perdidas.

Na tarde Theravāda literatura, o termo “Bodisatva” é usado com bastante frequência no sentido de alguém no caminho para a libertação . A tradição posterior do comentário também reconhece a existência de dois tipos adicionais de Bodhisattas: o paccekabodhisatta que vai completarPaccekabuddhahood , eo savakabodhisatta que vai atingir a iluminação como um discípulo de Buda. De acordo com o professor Theravāda Bhikkhu Bodhio caminho do bodhisattva não foi ensinado por Buda [1] .

Theravadin Bhikku e estudioso Walpola Rahula (Sri Rahula Maha Thera) afirmou que o ideal bodhisattva tem sido tradicionalmente realizada a ser maior do que o estado de um Sravaka não só no Mahayana, mas também no Buddhismo Theravada. Ele também cita uma inscrição do rei do século 10 do Sri Lanka, Mahinda IV (956-972 dC), que tinha as palavras “, mas nenhum dos bodhisattvas se tornariam os reis do Sri Lanka” inscrito, entre outros exemplos.[5]

Existe uma crença generalizada, particularmente no Ocidente, que o ideal do Theravada, que convenientemente se identificar com Hinayana, é tornar-se um Arahant enquanto a do Mahayana é tornar-se um Bodhisattva e finalmente alcançar o estado de um Buda. Ele deve ser categoricamente afirmou que isso é incorreto. Esta idéia foi difundida pelos primeiros Orientalistas num momento em que os estudos budistas estavam começando no Ocidente, e os outros que os seguiram aceitou sem se dar ao trabalho de ir para o problema examinando os textos e tradições em países budistas. Mas o fato é que tanto o Theravada eo Mahayana, por unanimidade aceitar o ideal Bodhisattva como o mais alto.

-Walpola Rahula, Bodhisattva ideal no budismo

Paul Williams escreve que alguns modernos mestres de meditação Theravada em Tailândia são popularmente considerado como bodhisattvas. [6]

Cholvijarn observa que figuras proeminentes associados com a perspectiva de auto na Tailândia têm sido frequentemente famoso fora dos círculos acadêmicos, bem como, entre a população mais ampla, como mestres de meditação budista e fontes de milagres e sagrados amuletos. Como talvez alguns dos primeiros monges da floresta Mahāyāna eremita, ou os tântricos posteriores budistas, tornaram-se pessoas de poder através de suas realizações meditativas. Eles são amplamente reverenciado, adorado e considerado arhats ou (Nota!) bodhisattvas.

 

Mural de Padmapani em Ajanta. Índia, do século 5

Escultura em argila de um bodhisattva. Afeganistão , do século 7

Escultura em madeira deAvalokiteśvara Bodhisattva. China, 907-1125.

No Budismo Mahayana

Bodhisattva ideal

Mahayana Budismo baseia-se principalmente no caminho de um bodhisattva. De acordo com Jan Nattier, o Mahayana prazo (“Grande Veículo”) era originalmente um mesmo sinônimo honorário para Bodhisattvayāna, ou o “Veículo Bodhisattva”. [7] A Aṣṭasāhasrikā Prajnaparamita Sūtra contém uma definição simples e breve para o bodhisattva termo, que é também a definição mais antiga Mahayana conhecidos. [8] [9] Esta definição é dada como o seguinte. [10]

“Porque ele tem a iluminação como seu objetivo, um bodhisattva- mahasattva é assim chamado. “

Budismo Mahayana incentiva todos a se tornar bodhisattvas e levar a votos de bodhisattva . Com estes votos, um faz a promessa de trabalhar para a iluminação completa de todos os seres sencientes , praticando as seis perfeições. [11] indelevelmente entrelaçado com o voto do bodhisattva é transferência de mérito(pariṇāmanā).

No Budismo Mahayana vida neste mundo é comparado a pessoas que vivem em uma casa que está pegando fogo. As pessoas tomam esse mundo como realidade busca de projetos e prazeres mundanos, sem perceber que a casa está em chamas e logo vai queimar (devido à inevitabilidade da morte). Um bodhisattva é aquele que tem uma determinação para libertar os seres sencientes do samsara e do seu ciclo de morte e renascimento e sofrimento. Esse tipo de mente é conhecida como a mente do despertar (bodhicitta). Bodhisattvas tirar votos de bodhisattva , a fim de progredir no caminho espiritual para o estado de Buda .

Há uma variedade de diferentes concepções sobre a natureza de um bodhisattva no Mahayana. Segundo algumas fontes Mahāyāna um bodhisattva é alguém no caminho para o estado de Buda completo. Outros falam de bodhisattvas renúncia de Buda. De acordo com o Kun-bzang bla-ma’i zhal-pulmão, um bodhisattva pode escolher qualquer um dos três caminhos para ajudar os seres sencientes no processo de alcançar o estado de Buda. Eles são:

  1. rei-como bodhisattva – um que aspira a se tornar Buda, logo que possível e, então, ajudar os seres sencientes em pleno desenvolvimento;
  2. barqueiro-como bodhisattva – um que aspira a atingir o estado de Buda, juntamente com outros seres sencientes e
  3. pastor-como bodhisattva – um que aspira a atrasar o estado de Buda até que todos os outros seres sencientes alcançar o estado de Buda. Bodhisattvas como Avalokiteśvara e Śāntideva Acredita-se que caem nesta categoria.

De acordo com a doutrina de algumas escolas tibetanas (como Theravāda mas por razões diferentes), apenas o primeiro deles é reconhecido. Afirma-se que Budas permanecer no mundo, capaz de ajudar os outros, então não há nenhum ponto em atraso. Geshe Kelsang Gyatso notas: [12]

Na realidade, o segundo dois tipos de bodhicitta são os desejos que são impossíveis de cumprir, pois só é possível para levar outros a iluminação uma vez que tenhamos atingido a iluminação nós mesmos. Portanto, somente bodhicitta rei-como é bodhicitta real. Je Tsongkhapa diz que, embora os outros Bodhisattvas desejo de que o que é impossível, a sua atitude é sublime e inequívoco.

O Nyingma escola, no entanto, sustenta que o nível mais baixo é o caminho do rei, que visa primordialmente seu próprio benefício, mas que reconhece que seu benefício depende crucialmente de que do seu reino e seus súditos. O nível médio é o caminho do barqueiro, que transporta seus passageiros através do rio e, simultaneamente, é claro, balsas próprio bem. O nível mais alto é o do pastor, que garante que todas as suas ovelhas chegar com segurança à sua frente e coloca seu bem-estar acima da sua própria. [13]

[ editar ]Dez motivos

De acordo com muitas tradições no Budismo Mahayana, no caminho para se tornar um Buda, um Bodhisattva prossegue através dez, ou às vezes 14, ou motivosdos estágios . Abaixo está a lista dos dez dos estágios e suas descrições de acordo com o Sutra Avatamsaka e O Ornamento Jewel da Libertação, um tratado deGampopa , um professor influente do tibetana Kagyu escola. (Outras escolas dar descrições ligeiramente variantes.)

Antes de um bodhisattva chega no solo em primeiro lugar, ele ou ela primeiro deve viajar os dois primeiros dos cinco caminhos:

  1. o caminho de acumulação
  2. o caminho de preparação

As 10 razões de bodhisattva então podem ser agrupadas em três próximos caminhos

  1. Bhumi um caminho de discernimento
  2. dos estágios 2-7 o caminho da meditação
  3. 8-10 dos estágios do caminho de não mais aprendizagem

O capítulo de 10 motivos na Avatamsaka Sutra refere-se a 52 estágios. Os 10 motivos são os seguintes:

  1. Grande Alegria: Diz-se que estar próximo de iluminação e ver o benefício para todos os seres sencientes , consegue-se uma grande alegria, daí o nome.Neste Bhumi a prática bodhisattvas todos perfeições (Paramitas), mas sobretudo enfatizando a generosidade (Dana).
  2. Inoxidável: Ao realizar o Bhumi segundo, o bodhisattva é livre das manchas de imoralidade, portanto, esta Bhumi é chamado de “inoxidável”. A perfeição enfatizado é a disciplina moral (sila).
  3. Luminoso: o Bhumi terceiro é chamado de “luminoso”, porque, por um bodhisattva que realiza esta Bhumi, a luz do Dharma diz-se irradiar para outros do bodhisattva. A perfeição enfatizado é a paciência (kṣānti).
  4. Radiante: Este Bhumi é chamado de “radiante”, porque está a ser dito como uma luz radiante que queima totalmente o que se opõe a iluminação. A perfeição é enfatizado vigor (virya).
  5. Muito difícil de se treinar: Bodhisattvas que atingir este Bhumi esforçamos para ajudar os seres sencientes atingir a maturidade, e não se envolver emocionalmente quando tais seres responder negativamente, sendo que ambos são difíceis de fazer. A perfeição é enfatizado concentração meditativa (dhyana).
  6. Obviamente Transcendente: Por dependendo da perfeição da sabedoria, [o bodhisattva] não permanecer em qualquer saṃsāra ou Nirvāṇa , assim que este estado é “obviamente transcendente”. A perfeição enfatizado é a sabedoria (prajna).
  7. Longe longe: Particular ênfase é sobre a perfeição de meios hábeis (upaya), para ajudar os outros.
  8. Imóveis: A virtude é a aspiração enfatizou. Este, o Bhumi “imóvel”, é o Bhumi em que uma pessoa se torna capaz de escolher seu local de renascimento.
  9. Sabedoria Discriminação bom: A virtude enfatizado é poder.
  10. Nuvem de Dharma: A virtude enfatizado é a prática da sabedoria primordial.

Após os 10 dos estágios, de acordo com o Budismo Mahayana, alcança-se a iluminação completa e torna-se um Buda.

Com as 52 etapas, a Surangama Sutra reconhece 57 etapas. Com os 10 motivos, vários Vajrayana escolas reconhecem 3-10 motivos adicionais, [14] principalmente 6 motivos mais com descrições variantes. [15] [16]

Um bodhisattva acima do solo 7 é chamado de Mahasattva . Alguns bodhisattvas como Samantabhadra são também disse já ter atingido o estado de Buda. [17]

[ editar ]doutrinas Escola

Alguns sutras disse um iniciante levaria 3-22 incontáveis ​​eras ( mahāsaṃkhyeya kalpas ) para se tornar um buda. [18] [19] [20] Budismo da Terra Pura sugere budistas ir para as terras puras para a prática. Tiantai , Huayan , Zen e Vajrayana escolas dizem que ensinam maneiras de se alcançar o estado de Buda dentro de um ciclo cármico. [21] [22]

Diversas tradições dentro Budismo acredita em bodhisattvas específicos. Alguns bodhisattvas aparecem através das tradições, mas devido a barreiras linguísticas podem ser vistos como entidades separadas. Por exemplo, os budistas tibetanos acreditam em várias formas de Chenrezig , que é Avalokiteśvara em sânscrito, Guanyin (Kwan-yin ou Kuan-yin) na China e na Coréia, Quan Am, no Vietnã, e Kannon (anteriormente escrito e pronunciado: Kwannon) no Japão . Seguidores do budismo tibetano considera o Dalai Lama e os Karmapas ser uma emanação de Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão.

Ksitigarbha é outro bodhisattva popular no Japão e na China. Ele é conhecido por ajudar aqueles que estão perdidos. Sua maior promessa compassivo é:

Se eu não ir para o inferno para ajudar os seres que sofrem lá, quem mais vai? … se os infernos não estão vazios Eu não vai se tornar um Buda. Somente quando todos os seres vivos foram salvos, será que vou conseguir Bodhi.

O lugar de ações terrenas um bodhisattva, tais como a realização de iluminação ou os atos de dharma , é conhecido como um bodhimanda , e pode ser um local de peregrinação . Muitos templos e mosteiros são famosos como bodhimandas, por exemplo, a ilha de Putuoshan , situado ao largo da costa de Ningbo , é venerada pelos budistas chineses como o bodhimanda de Avalokiteśvara. Talvez o bodhimanda mais famosa de todas é a árvore Bodhi em que Sakyamuni alcançado o estado de Buda.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Similar Posts